segunda-feira, 8 de outubro de 2012

SECULO DIÁRIO ERRA FEIO, EM CARIACICA MOSTRAVA APENAS O PTB COM VEREADOR ELEITO, MAS FOI O PRTB QUE ELEGEU !


Estrelinhas: média de acerto foi de 81% para vereador e 71% para prefeito
No prognóstico das câmaras, Vitória registrou maior índice de acerto (86%) e Cariacica o pior (73%)

PROFESSOR MARCOS BRUNO 
Além do fator “novo”, a eleição 2012, nessa primeira fase, foi marcada por disputas acirradas em vários municípios. A corrida dos candidatos a vereador por uma cadeira nas quatro principais câmaras da Grande Vitória também não foi diferente. Esses dois fatores propiciaram um cenário de indefinição nesta eleição, que aumentou a margem de erro  de estrelinhas.  O professor Marcos Bruno mostrou que as estrelinhas estava totalmente errada apenas mostrando o PTB com vereador eleito, mas foi o PRTB que elegeu vereador!
 Apesar da dificuldade para fazer o prognóstico final que indicaria os nomes dos prefeitos e vereadores virtualmente eleitos, a margem de acerto de Século Diário foi satisfatória. 
 
A maior dificuldade, sem dúvida, foi para definir quem seriam os futuros prefeitos. Na sexta-feira (5), antevéspera da eleição, os levantamentos indicavam que o cenário estava indefinido em pelos menos 21 municípios. O jeito foi apostar em um dos dois candidatos e aguardar a apuração no domingo (7).
 
Na média, Século Diário atingiu 71% de acerto no prognóstico para prefeito. Já índice de acerto para vereador se manteve na média de 80%. O maior percentual de acerto foi registrado na Capital. Século Diário acertou 13 dos 15 nomes possíveis. Na Câmara da Serra, das 23 cadeiras disponíveis, 19 candidatos foram apontados como vencedores. Em Vila Velha, o índice foi de 82,3%, ou seja, 14 acertos de 17 possíveis. O pior aproveitamento foi registrado em Cariacica: 73,6% - 14 dos 19 possíveis. 
 
Critérios 
 
Para confirmar quem eram os indicados como eleitos e confrontar com o resultado das urnas, basta acessar o quadro de estrelinhas. Ao lado do nome do candidato vencedor aparece a palavra “eleito”, independente do número de estrelinhas do candidato. Por exemplo, o candidato que tem cinco estrelas, mas não ganhou o “eleito”, obviamente foi derrotado. 
 
Mas para chegar aos índices mencionados acima, Século Diário adotou o seguinte critério. Os candidatos com quatro estrelas que acabaram eleitos, foram somados na cota de acertos. No cabeçalho da coligação havia a ressalva informando que o candidato era o próximo da lista a conquistar uma vaga caso houvesse sobra. 
 
Por exemplo, na coligação (PSD/PSB) para vereador de Vitória, o quadro previa a eleição de Sérgio Sá e Davi Esmael (ambos do PSB). Entretanto, Sá ficou de fora e subiram Max da Mata (PSD) e Serjão Magalhães (PSB). No quadro de estrelinhas, no cabeçalho da coligação, o texto alertava que, caso a coligação fizesse três cadeiras, Max e Serjão teriam reais chances de conquistar uma das vagas. Em situações como essa, consideramos acerto. 
 
Já na coligação PP / PSC / PR / PRP, também em Vitória, consideramos como eleito o Major Dal Col, mas quem levou foi Wanderson Marinho (PRP). A coligação, de acordo com as nossas previsões, só era capaz de fazer uma cadeira. Alertamos que Delmaestro (PP), também tinham chances de ser eleito. Como o eleito foi Wanderson, consideramos erro.
 
No prognóstico para prefeito, registramos 53 acertos e 21 erros, no universo de 74 municípios e não de 78 - desconsideramos os quatro municípios cujas candidaturas estão pendentes na Justiça. São eles: Mucurici, Guarapari, Pancas e Pedro Canário. Quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir se os candidatos com registro indeferido terão ou não seus votos validados, contabilizaremos os erros ou acertos. 
 
Eleição 2008
 
Em comparação às eleições de 2008, os índices de acerto desta eleição foram inferiores. Século Diário encerrou o primeiro turno das eleições municipais de 2008 alcançando um índice de acerto de 80% na cotação dos candidatos a prefeito contra 71% desta eleição. Nas câmaras municipais da Grande Vitória a média de acertos foi de 82% contra 81% deste ano. 
CARIACICA PODE MAIS - FAZ 1
PTB / PRTB
Nome
Partido
Número
Cotação
ZÉ SANTANAPTB144331 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
MAZINHOPTB141231 estrela2 estrelas3 estrelas
RAMON BATISTAPTB147801 estrela2 estrelas3 estrelas
ENFERMEIRA EDNAPTB141501 estrela2 estrelas
PROFESSOR MARCOS BRUNO (ELEITO)PRTB28100-

Nenhum comentário: